É a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.

Esta é a área responsável por todos os atos cirúrgicos relacionados com:

– Exodontias (extrações de dentes que apresentem impossibilidade de manutenção da cavidade oral, nomeadamente dentes com cáries muito extensas e não restauráveis, dentes em suporte ósseo, dentes inclusos, entre outros);

– Cirurgia endodôntica (realizada quando, por diversos motivos, o tratamento endodôntico não é bem sucedido);

– Cirurgia de patologia quística ou tumoral e cirurgia periodontal;

– Implantologia;

– Cirurgia pré-protésica (preparação da boca para a colocação de uma prótese);

– Cirurgia de lesões infeciosas e traumatologia oral.

Como proceder após uma cirurgia oral

No período pós-operatório, compreendido entre o ato cirúrgico e a plena recuperação clínica, todos os cuidados são muitos importantes para minimizar as sequelas decorrentes do ato operatório e promover a cicatrização. O médico dentista fará uma recomendação de todos os cuidados de acordo com o caso clínico de cada utente, no entanto, de uma forma genérica deve-se:
– Aplicar gelo no rosto – sobre a região operada, durante as primeiras 24 horas, em períodos alternados de 5 a 10 minutos. Deve ter em atenção que este não deve ser colocado diretamente no rosto, mas sim envolvido num pano para evitar queimaduras.

– Evitar exposição solar, alimentos quentes e duros e esforços físicos até à remoção da sutura.

– Deve ser adotada uma dieta mole ou líquida e fria nas primeiras 24 a 48 horas (gelados, iogurtes, sumos, batidos, gelatina, entre outros).

– Descansar e dormir com a cabeça mais elevada e deitar-se sobre o lado oposto à intervenção.

– Escovar normalmente os dentes e língua, com especial cuidado na região da ferida operatória, após as primeiras 24 horas.

– Fazer bochechos leves 2 a 3 vezes ao dia com um anticéptico oral, durante um minuto, iniciando somente 24 horas após a cirurgia, de forma a evitar a desorganização do coágulo.

– Evitar fumar principalmente durante as primeiras 24 horas.

Cumprir rigorosamente a medicação prescrita.