A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas da cavidade oral e dos tecidos que envolvem e suportam os dentes e implantes – periodonto – que incluem além da gengiva o osso alveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes/implantes firmemente implantados nos maxilares.
Doenças periodontais e causas
A causa mais frequente das doenças periodontais são as bactérias. As bactérias que vivem na boca acumulam-se nas superfícies dos dentes e no sulco gengival, constituindo a placa bacteriana. Quando estas crescem em número e ultrapassam um certo nível, produzem as doenças periodontais.
As doenças periodontais dividem-se em dois grandes grupos:
Gengivites – há uma inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratada e com recuperação total dos tecidos.
Periodontites – há destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratadas, podem levar à perda dos dentes.
Sinais de alerta
Para ter uma periodontite é necessária a presença de bactérias, no entanto, a gravidade das lesões depende da suscetibilidade individual que é uma característica determinada geneticamente.
Uma vez que pouco se pode fazer relativamente à predisposição genética, uma das formas de prevenir e tratar periodontites é através do controlo da placa bacteriana, principalmente no caso de haver familiares próximos que tenham este tipo de doença.
Sintomas
Os sintomas são:
– Sangramento espontâneo ou durante a escovagem;
– Aparecimento de pus na gengiva;
– Mau sabor ou mau hálito (halitose);
– Gengiva muito vermelha ou retração da gengiva;
– Alteração da posição dos dentes ou até mobilidade dentária.
Nestes casos recomenda-se a visita ao médico dentista para que o possa aconselhar e propor melhor tratamento para a resolução dos seus problemas de gengivas.